Iaaaaaêêêêê galeraaaaa!!! Bom, já é o segundo capítulo, a introdução do meu TCC. Não tenho muito o que falar, então fiquem com o trabalho!!
Aqui está o capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #1 - Resumo
INTRODUÇÃO
A indústria dos games é, sem dúvida, uma das maiores, se
não a maior, indústria de entretenimento já criada. Seu sucesso foi, e ainda é,
tão grande que, conseguiu ultrapassar a indústria do cinema com quase o dobro
de dólares lucrados em apenas 50 anos de vida, já que os games surgiram em
1958.
"O custo médio de produção de um filme
hollywoodiano é de U$100 milhões, contra os U$25 milhões gastos na produção de
um jogo de sucesso. Em 2010, a indústria americana de filmes lançou em torno de
500 filmes, lucrando U$31,8 bilhões, enquanto a dos games lançou mais de 1600
jogos e embolsou quase o dobro, U$ 60,4 bilhões, somando a venda de consoles,
jogos e serviços paralelos, como servidores online." (Matéria do site FFW feito
por Daniel Ayub, 2011)
"Toda
mídia é relevante para o seu tempo. Por exemplo: Discos e fitas cassetes
desapareceram da existência, mas a música não desapareceu, ela foi
digitalizada. O mesmo se aplica a filmes e livros, evoluem de uma forma para
outra. Nos vídeo games a evolução é a mesma, vão mudar e evoluir, mas sempre
serão parte da nossa cultura global. Daqui há 100 ou 200 anos, os vídeo games
ainda vão existir." (Hideo Kojima em Vídeo Games – O Filme aos 5:12 minutos,
2014)
Uma outra utilidade dessa indústria, além das várias horas
de entretenimento que apenas um jogo pode proporcionar, é a utilização de
acessórios de consoles e até mesmo jogos para ajudar a humanidade em
profissões, dia a dia e muitos outros quesitos. Um exemplo disso é a utilização
do Nintendo Wii em recuperações de acidentes ou até mesmo em asilos para manter
idosos em forma.
"Duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde, o
aparelho de vídeo game era instalado no
quarto de Lucas Savaris Morcelli, 14 anos, na unidade de terapia intensiva do
Hospital Vita, em Curitiba. Durante as sessões de meia hora cada uma, o garoto
jogava beisebol ao mesmo tempo em que fazia exercícios sob orientação do
fisioterapeuta. Ele precisava sincronizar a respiração com o movimento de
rebater a bola virtual. A gameterapia se estendeu pelas duas semanas que Lucas
permaneceu na UTI. O adolescente sofre de fibrose cística, doença genética
crônica que causa excesso de secreção nos pulmões. O jogo ajudou Lucas a
ampliar sua capacidade pulmonar e também lhe fortaleceu os músculos e a autoestima." (Matéria do site Abril, feita por Juliana Cavaçana,
2010)
A pesquisa apresenta a trajetória histórica, desde quando
começou, com o Tennis for Two e o Atari, até 2014, com o Xbox One, Playstation 4 e o Wii, para compor a história dos consoles de mesa.
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