Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #6 - O Nascer de uma Gigante
O Grande Boom da 2ª Geração de Consoles
A 2ª Geração foi marcada
pelo surgimento de vídeo games com microprocessadores, os quais permitiam
melhores jogos no mercado. Ela começou em 1976 e terminou em 1983.
Em 1976 foi lançado o Fairchild
Channel F pela Fairchild Semicondutor,
o primeiro vídeo game da 2ª Geração, e o que trouxe o conceito que leva-se até
hoje de que os consoles são plataformas para os jogos, ou seja, você compra ele
para rodar os jogos e depois compra os jogos separadamente, abrindo, assim,
portas para empresas que produziam arcades para fliperamas produzirem jogos
para consoles.
Porém o sucesso de Fairchild
durou apenas um ano, pois em 1977 a Atari
lançou a Atari 2600, o qual também usava o sistema de cartuchos da Fairchild, porém tinha um melhor
processador e carregava o nome da marca Atari.
E assim, mais uma vez, inicia-se uma febre no mundo dos vídeo games, mas desta
vez uma febre de jogos de consoles.
O Atari 2600 vendeu 30 milhões de unidades, um
absurdo para a época, e com um público gigante e uma facilidade para criar
jogos vieram milhares de games, porém, todos para a plataforma do Atari 2600. E como seriam poucas as empresas que produziriam jogos para
outras plataformas, foram feitos consoles clones do Atari 2600, os quais
rodavam os mesmos jogos com os mesmos processadores, mas tinham uma “casca”
diferente.
Como o Atari só
foi lançado oficialmente no Brasil seis anos após o lançamento oficial nos
Estados Unidos, os clones dominavam o mercado de consoles brasileiros. Os
consoles clones do Atari 2600 brasileiros de maior sucesso foram o
Dactar (lançado pela Sayfi Eletrônica, o primeiro clone brasileiro), o Dynacom (lançado pela
própria Dynacom) e o CCE Supergame
VG-2800 (lançado pela CCE, o
mais famoso).
Tchau galeraaaaa!!!
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