Para os que adoram games antigos

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Daze Before Christmas

Surprise Motherfucka!
Iaaaêêe galeraaaa!!! Hoje é natal!!! E para comemorar essa data, nada melhor do que jogar um jogo natalino casual que é diversão para toda a família, MAOEEE com a galera enquanto come aquele peru (ou no meu caso, um frango assado mesmo) com um queijo roxo e fazer um amigo da onça com o povão êêêêêê!!



Bom, vamos passar logo pra análise desse joguinho alegre!
O Papai Noel moderno não usa elfos, e sim esquilos!

Daze Before Christmas é um game de plataforma genérico, mas isso não quer dizer quele é ruim, muito pelo contrário,  ou não ele é bem divertido! Foi lançado em 1994 para SNES e Mega Drive, foi feito pela Funcom e publicado pela Sunsoft.
A história do game é bastante simples, mais simples até do que as do Super Mario Bros.:


Eu sempre achei esse bonecos de neve estranho...
Um boneco de neve maligno, querendo acabar com o natal, roubou todos os presentes do Papai Noel e sequestrou seus elfos (que no jogo parecem uns castores ou esquilos) e renas. Agora a missão do bom velhinho é salvar o natal, resgatando os elfos e renas e tomando os presentes de volta.




Meu porca essa tabelinha de fases, não?
O jogo é bem curto, tem 24 (ui) fases, os locais onde as fases se encontram são bem variados, tem desde fábrica até cavernas geladas. As fases do game tem um ciclo, você passa de 4 delas normalmente, enfrenta um chefão na 5ª fase e na 6ª você dá os presentes que conseguiu pegar de volta, e esse ciclo se repete 4 vezes até o zeramento do game. E sobre a 6ª fase, você tem um contador no canto superior direito da tela que mostra quantos presentes você tem, e sai voando por aí com o seu trenó movido a renas, jogando os presentes em chaminés (mas somente as que estiverem soltando fumaça).

Algumas fases no jogo são bem curtas, como por exemplo, a 2ª, que não leva nem 30 segundos para completá-la.

De acordo com o game, todos os balões em Londres
devem ter a bandeira da Inglaterra desenhada neles.
No game você usa o Papai Noel, e pode andar, pular, se esconder dentro do gorro (vai saber como ele consegue, já que ele é gordão), escalar cordas (ou coisas do tipo) e lançar neve nos seu inimigos (você também pode pegar um power up que faz com que você lance fogo em vez de neve, e ele pode derreter paredes de gelo).




"Não sei o que colocar nessa legenda"
Na tela você pode ver a quantidade de vidas que você tem (representadas pela cara do Papai Noel, que nos EUA é chamado de Santa Claus), a quantidade de presentes que você coletou, os pontos e o "life" do velhinho (que é representado por gorros e se algum inimigo você irá perder gorros, se acabarem, você irá perder uma vida e terá que recomeçar toda a fase).

Se você passar por esse carinha maroto, ele
te prende dentro de uma caixa de presente.
Os inimigos do jogo são bem variados, e combinam com as fases, por exemplo, nas fases de neve você enfrenta bonecos de neve, e nas de fábricas de brinquedos, brinquedos (Não me diga?). Você pode derrotá-los (pra não dizer matá-los) atirando neve (ou fogo) neles ou então pulando em cima dos coitados, e isso fará eles virarem presentes azuis, que devem ser coletados para jogar nas casas).

Sério, QUAL É A NECESSIDADE DISSO??

Ao longo das fases você irá encontrar vários itens, aqui está uma lista do que eles fazem:

Presentes vermelhos - Ataque-o para abrir, ele é uma caixinha de surpresas, e pode conter bombas, inimigos e elfos.

Presentes dourados - São mais especiais, contém vidas, gorros, e elfos.

Sino - É um checkpoint, ou seja, quando você passar por ele, irá recomeçar dali quando morrer (com morrer, quero dizer perder um gorro, se perder a vida terá que recomeçar a fase).
Perceberam que eles estão usando nariz de palhaço?

Café - Te transforma no irmão gêmeo do mal do Santa Claus, o Anti-Claus, que pela aparência deveria se chamar Satan Claus (o bicho é o capiroto!), você só fica na forma dele por poucos segundos (você pode alterar o tempo entre 10, 20 ou 30 segundos no menu de opções do game), mas eu não aconselho usar ele, pois, apesar de ficar invencível quando estiver transformado em capiroto, você só pode atacar de perto, e os inimigos derrotados não se transformarão em presentes. Isso é uma prova de que o café não é de Deus!
Uma das coisas que não gostei no game, foi que a câmera fica muito perto e centralizada no Noel, assim você não consegue ver direito pra onde está indo e acaba pulando direto pra um precipício pensando que lá tem alguma plataforma.

O que é isso em que o Noel tá em cima?
O gráfico do game é muito bonito e colorido, achei bem apropriado pra um jogo pra toda a família (menos a parte do capiroto). Outra coisa que adorei no jogo foram as animações, num jogo genérico assim eles tinham que diferenciar, e fizeram isso caprichando nas animações, ele é tão bem animado quanto o jogo do Aladin pro SNES.

Por que o Noel joga neve em bonecos de neve
e eles morrem? Isso não faz sentido?

A música do game é muito bonita e combina com o clima natalino, algumas delas são as próprias canções natalinas (como Jingle Bell) e em versões remixadas também, e todas tem um clima bem alegre e feliz, que te fazem se sentir bem ao escutá-las. Lembrem-se que uma das músicas estará no final da análise!



"Em busca do Luke"
Bom, o jogo é divertido, curto e pouco conhecido (pois só foi lançado na Alemanha e Austrália), mas muito bom pra passar o tempo, e tem até um modo 2 jogadores! Mas pode ser muito frustrante por causa da câmera do game, outro ponto ruim é ele ser curto e ter algumas fases meio repetitivas e difíceis.

Nota final: 7,2

Tchau galeraaa!! E um feliz natal!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário