Para os que adoram games antigos

domingo, 30 de novembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #10 - A Chegada de uma Concorrente

Iaaaaaaaaêêêêê galeraaaa!!! Fiquem aí com mais um capítulo do meu TCC!!!!
Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #9 - A Ascensão de um Deus dos Games

A Chegada de uma Concorrente

Com a popularização no NES e o ressurgimento do mercado de games, várias outras empresas começaram a criar consoles ou cloná-los (como o Phanthom System e o Polystation, ambos clones do NES que fizeram muito sucesso no Brasil, já que a Nintendo só disponibilizou-o em 1993). Até a Atari voltou a produzir consoles, no caso, o Atari 5200, mas não fez sucesso, pois o NES tinha quase todo o mercado sobre seu controle.



Porém, um se destacou, tendo um sucesso bem grande para um console que não levava uma marca poderosa em seu nome. O Master System feito pela Sega, e lançado em 1985, apesar de ser o segundo console da empresa é considerado como o primeiro, já que o console que estreou a Sega no mercado foi o Sega Sg-1000, o qual foi lançado durante o Crash de 83 e não teve reconhecimento devido ao mercado saturado e o monopólio da Atari.



O Master System teve grandes dificuldades de se firmar no mercado, não só porque tinha que competir com a Nintendo, mas também porque a maioria das Third-Parties tinha acordos de exclusividade com a Nintendo, fazendo assim a Sega produzir First-Parties (jogos criados por empresas para seus próprios consoles).

Alex Kidd



Isso gerou ótimos jogos, como Shinobi e Alex Kidd (o mascote da Sega na época). E um dos atrativos criado pela Sega foi um óculos 3D que vinha no console, claro que não tinha a tecnologia de hoje, mas chamava muito atenção na época.






O console sofreu grandes influências da Nintendo, como o formato do controle (cruz, select, start e dois botões de ação), a pistola Zapper (que na sua versão para Master System chamava-se Light Phaser) e o selo de qualidade SEGA.


Sobre o controle deve-se observar que o select e o start foram adicionados depois do lançamento do console, em uma versão melhorada e mais barata, pois o console original tinha esses botões no próprio console, causando incômodos na hora de jogar.

Esse foi o console com maior sucesso no Brasil na 3ª Geração, pois, diferente da Nintendo, foi distribuído oficialmente no Brasil poucos anos após o lançamento nos principais mercados. Aqui ele foi lançado em 1989 e distribuído pela TecToy, inclusive tinha jogos nacionais, como “Mônica no Castelo do Dragão”, fazendo bastante sucesso no Brasil e transformando o país no 2º com mais Master Systems vendidos.

Comerciais brasileiros do Master System:



Assim termina a 3ª Geração de Consoles.

Tchau galeraaaaaaa!!!!

Um comentário: