Para os que adoram games antigos

sábado, 22 de novembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #2 - Introdução


Iaaaaaêêêêê galeraaaaa!!! Bom, já é o segundo capítulo, a introdução do meu TCC. Não tenho muito o que falar, então fiquem com o trabalho!!

Aqui está o capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #1 - Resumo


INTRODUÇÃO

A indústria dos games é, sem dúvida, uma das maiores, se não a maior, indústria de entretenimento já criada. Seu sucesso foi, e ainda é, tão grande que, conseguiu ultrapassar a indústria do cinema com quase o dobro de dólares lucrados em apenas 50 anos de vida, já que os games surgiram em 1958.

"O custo médio de produção de um filme hollywoodiano é de U$100 milhões, contra os U$25 milhões gastos na produção de um jogo de sucesso. Em 2010, a indústria americana de filmes lançou em torno de 500 filmes, lucrando U$31,8 bilhões, enquanto a dos games lançou mais de 1600 jogos e embolsou quase o dobro, U$ 60,4 bilhões, somando a venda de consoles, jogos e serviços paralelos, como servidores online." (Matéria do site FFW feito por Daniel Ayub, 2011)

"Toda mídia é relevante para o seu tempo. Por exemplo: Discos e fitas cassetes desapareceram da existência, mas a música não desapareceu, ela foi digitalizada. O mesmo se aplica a filmes e livros, evoluem de uma forma para outra. Nos vídeo games a evolução é a mesma, vão mudar e evoluir, mas sempre serão parte da nossa cultura global. Daqui há 100 ou 200 anos, os vídeo games ainda vão existir." (Hideo Kojima em Vídeo Games – O Filme aos 5:12 minutos, 2014)

Uma outra utilidade dessa indústria, além das várias horas de entretenimento que apenas um jogo pode proporcionar, é a utilização de acessórios de consoles e até mesmo jogos para ajudar a humanidade em profissões, dia a dia e muitos outros quesitos. Um exemplo disso é a utilização do Nintendo Wii em recuperações de acidentes ou até mesmo em asilos para manter idosos em forma.

"Duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde, o aparelho de  vídeo game era instalado no quarto de Lucas Savaris Morcelli, 14 anos, na unidade de terapia intensiva do Hospital Vita, em Curitiba. Durante as sessões de meia hora cada uma, o garoto jogava beisebol ao mesmo tempo em que fazia exercícios sob orientação do fisioterapeuta. Ele precisava sincronizar a respiração com o movimento de rebater a bola virtual. A gameterapia se estendeu pelas duas semanas que Lucas permaneceu na UTI. O adolescente sofre de fibrose cística, doença genética crônica que causa excesso de secreção nos pulmões. O jogo ajudou Lucas a ampliar sua capacidade pulmonar e também lhe fortaleceu os músculos e a autoestima." (Matéria do site Abril, feita por Juliana Cavaçana, 2010)

A pesquisa apresenta a trajetória histórica, desde quando começou, com o Tennis for Two e o Atari, até 2014, com o Xbox One, Playstation 4 e o Wii, para compor a história dos consoles de mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário