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segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #11 - A Guerra da 4ª Geração


Iaaaaaaaêêêêê galeraaaaa!!! Capítulo novo hoje!!!


A Guerra da 4ª Geração

A 4ª Geração começou em 1987, porém o primeiro grande console dessa geração só foi lançado um ano depois, o Mega Drive, pela Sega, também conhecido como Sega Genesis nos Estados Unidos (Mega Drive era o nome de uma outra marca nos Estados Unidos, então tiveram que mudar o nome). O Mega Drive não fazia muito sucesso no Japão, uma ironia, já que a Sega é japonesa, então investiram pesado para fazerem sucesso no mercado ocidental, o que a fez bater de frente com a Nintendo, com um total de cerca de 29 milhões de Mega Drives vendidos.

Sim, o Sonic no início era assim
O Mega Drive tinha, literalmente o dobro do poder do NES, pois era um console de 16-bits, diferente do NES, com apenas 8. Além disso, a Sega aproveitou a ausência da Nintendo durante os dois primeiros anos do Mega Drive na 4ª Geração e começou a criar o projeto de um novo mascote, o Sonic (criado por Naoto Oshima), pois queriam escolher um personagem mais “descolado” já que o público gamer havia crescido, e nada melhor do que um ouriço azul super-rápido chamado Sonic para representar uma empresa, não é?

Super Famicom



E mais uma vez o console foi distribuído pela Tectoy no Brasil, desta vez com apenas 2 anos de diferença do resto do mundo, pois foi lançado em 1990, o mesmo ano em que a Nintendo estreou na 4ª Geração com o Super Famicom (no Japão) ou Super Nintendo (no resto do mundo).





Chip do Super Nintendo

Enquanto o Mega Drive dominava o mercado, a Nintendo criava o seu console com o máximo de cuidado, para não só bater de frente com o console da Sega, mas também para superá-lo em tudo, processamento, vídeo e áudio. Foi aí que a Nintendo fechou um acordo com a Sony, uma famosa empresa japonesa que na época tinha um grande mérito pelos seus aparelhos de áudio, para produzirem um chip de áudio que faria parte de todos os Super Nintendos, criando assim uma superioridade sonora sobre o Mega Drive

Alguns anos depois essa parceria criaria uma nova concorrente no mercado.



Super Nintendo
O Super Nintendo era um console de 16-bits totalmente superior ao Mega Drive, tinha melhor qualidade de áudio, maior variedade de cores e qualidade de gráficos, um processador mais potente, e um controle mais trabalhado, dessa vez com 4 botões de ação e  mais dois gatilhos na parte superior, porém tudo isso fez com que o console custasse 200 dólares, 50 a mais que o Mega Drive, o que aumentou as vendas da concorrente.





A mesma estratégia de mercado da geração passado foi usada pela Nintendo para popularizar o console e chamar atenção, pois ele vinha com um dos melhores jogos do Super Nintendo, o Super Mario World.


Em 1991, um ano após o lançamento do Super Nintendo, a Sega finalmente termina e lança o jogo de seu novo mascote, o Sonic The Hedgehog (Sonic o ouriço), popularizando não só o personagem e seu jogo como também a marca. E para chamar ainda mais atenção, a Sega tinha campanhas de marketing extremamente agressivas contra a Nintendo, aproveitando-se de que o Sonic era mais “descolado” que o Mario, utilizando a velocidade do mascote como uma metáfora para a do processamento do console e, é claro, se aproveitando do fato do Mega Drive custar 50 dólares mais barato.


Um dos slogans das campanhas publicitárias da Sega era: “Genesis does what Nintendon’t”, que significa: “Genesis (ou Mega Drive) pode fazer o que a Nintendo não consegue”, utilizando um trocadilho da palavra Nintendo com “don’t”. Outra estratégia publicitária foi a criação da “Terça-feira Sonic”, um evento em escala mundial para o lançamento do Sonic The Hedgehog 2.


Comercial do trocadilho da Sega:


Todas essas campanhas começaram a surtir efeito no mercado e cada vez mais a Nintendo perdia espaço para a Sega, chegando até a, algumas vezes, a Sega ultrapassar a Nintendo, criando assim uma popularização dos jogos multiplataformas, que são lançados para mais de uma plataforma, algo que acontece até hoje. Mas mesmo assim as empresas caprichavam em seus first-partiers, criando grandes franquias, principalmente da Nintendo que produzia continuações  de grandes clássicos da 3ª Geração, como The Legendo of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Super Mario World, Donkey Kong Coutry, Megaman X e Mario Kart. Já a Sega não tinha muitos, os seus mais populares eram a trilogia Sonic The Hedgehog e Sonic and Knuckles.

Super Metroid                                                                                          Megaman X

Mega Drive com Sega CD
Quase que desesperada para superar a Nintendo na tecnologia de seu console, a Sega lançou dois acessórios ao Mega Drive, o Sega CD (em 1991) e o Sega 32x (em 1994) ambos para abrirem portas para maiores capacidades de armazenamento de dados, principalmente nos CDs, que na época tinham muito mais espaço do que os cartuchos.

Mega Drive com Sega CD e 32x
Já o Sega 32x era um aparelho que se acoplava a entrada de cartuchos do Mega Drive, transformando-o “aparentemente” em um console de 32-bits. Apesar de possibilitarem novos jogos, os acessórios não conseguiam trabalhar em conjunto com as limitações do Mega Drive, e, como a tecnologia não era muito grande na época, custava muito caro produzir jogos para esses periféricos, gerando assim poucos jogos, o que trouxe um fracasso acompanhado de um prejuízo para a Sega.

E em 1993 acaba a 4ª Geração.

Tchau!!!

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