Iaaaaaaaêêêêê galeraaaaa!!! Capítulo novo hoje!!!
Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #10 - A Chegada de uma Concorrente
A Guerra da 4ª Geração
A 4ª
Geração começou em 1987, porém o primeiro grande console dessa geração só foi
lançado um ano depois, o Mega Drive, pela Sega, também conhecido como Sega Genesis
nos Estados Unidos (Mega Drive era o
nome de uma outra marca nos Estados Unidos, então tiveram que mudar o nome). O Mega Drive não fazia muito sucesso no
Japão, uma ironia, já que a Sega é
japonesa, então investiram pesado para fazerem sucesso no mercado ocidental, o
que a fez bater de frente com a Nintendo,
com um total de cerca de 29 milhões de Mega
Drives vendidos.
Sim, o Sonic no início era assim |
O Mega
Drive tinha, literalmente o dobro do poder do NES, pois era um console de 16-bits,
diferente do NES, com apenas 8. Além
disso, a Sega aproveitou a ausência
da Nintendo durante os dois primeiros
anos do Mega Drive na 4ª Geração e começou
a criar o projeto de um novo mascote, o Sonic (criado por Naoto Oshima), pois
queriam escolher um personagem mais “descolado” já que o público gamer havia crescido, e nada melhor do
que um ouriço azul super-rápido chamado Sonic para representar uma empresa, não
é?
Super Famicom |
E mais uma vez o console foi
distribuído pela Tectoy no Brasil,
desta vez com apenas 2 anos de diferença do resto do mundo, pois foi lançado em
1990, o mesmo ano em que a Nintendo
estreou na 4ª Geração com o Super Famicom (no Japão) ou Super Nintendo (no resto do mundo).
Chip do Super Nintendo |
Enquanto o Mega Drive dominava o mercado, a Nintendo criava o seu console com o máximo de cuidado, para não só
bater de frente com o console da Sega,
mas também para superá-lo em tudo, processamento, vídeo e áudio. Foi aí que a Nintendo fechou um acordo com a Sony, uma famosa empresa japonesa que na
época tinha um grande mérito pelos seus aparelhos de áudio, para produzirem um
chip de áudio que faria parte de todos os Super Nintendos, criando assim uma superioridade sonora sobre o Mega Drive.
Alguns anos depois essa
parceria criaria uma nova concorrente no mercado.
Super Nintendo |
Em 1991, um ano após o lançamento do
Super Nintendo, a Sega finalmente termina e lança o jogo
de seu novo mascote, o Sonic The Hedgehog
(Sonic o ouriço), popularizando não só o personagem e seu jogo como também a
marca. E para chamar ainda mais atenção, a Sega
tinha campanhas de marketing extremamente agressivas contra a Nintendo, aproveitando-se de que o Sonic
era mais “descolado” que o Mario, utilizando a velocidade do mascote como uma
metáfora para a do processamento do console e, é claro, se aproveitando do fato
do Mega Drive custar 50 dólares mais
barato.
Um dos slogans das campanhas
publicitárias da Sega era: “Genesis does what Nintendon’t”, que
significa: “Genesis (ou Mega Drive) pode fazer o que a Nintendo não consegue”, utilizando um
trocadilho da palavra Nintendo com “don’t”. Outra estratégia publicitária
foi a criação da “Terça-feira Sonic”, um evento em escala mundial para o
lançamento do Sonic The Hedgehog 2.
Comercial do trocadilho da Sega:
Todas essas campanhas começaram a
surtir efeito no mercado e cada vez mais a Nintendo
perdia espaço para a Sega, chegando
até a, algumas vezes, a Sega
ultrapassar a Nintendo, criando assim
uma popularização dos jogos multiplataformas, que são lançados para mais de uma
plataforma, algo que acontece até hoje. Mas mesmo assim as empresas caprichavam
em seus first-partiers, criando
grandes franquias, principalmente da Nintendo
que produzia continuações de grandes
clássicos da 3ª Geração, como The Legendo
of Zelda: A Link to the Past, Super
Metroid, Super Mario World, Donkey Kong Coutry, Megaman X e Mario Kart.
Já a Sega não tinha muitos, os seus
mais populares eram a trilogia Sonic The
Hedgehog e Sonic and Knuckles.
Super Metroid Megaman X |
Mega Drive com Sega CD |
Quase que desesperada para superar a Nintendo na tecnologia de seu console, a
Sega lançou dois acessórios ao Mega Drive, o Sega CD (em 1991) e o Sega
32x (em 1994) ambos para
abrirem portas para maiores capacidades de armazenamento de dados,
principalmente nos CDs, que na época
tinham muito mais espaço do que os cartuchos.
Mega Drive com Sega CD e 32x |
Já o Sega 32x era um aparelho
que se acoplava a entrada de cartuchos do Mega
Drive, transformando-o “aparentemente” em um console de 32-bits. Apesar de possibilitarem novos
jogos, os acessórios não conseguiam trabalhar em conjunto com as limitações do Mega Drive, e, como a tecnologia não era
muito grande na época, custava muito caro produzir jogos para esses
periféricos, gerando assim poucos jogos, o que trouxe um fracasso acompanhado
de um prejuízo para a Sega.
E em 1993 acaba a 4ª Geração.
Tchau!!!
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