Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #12 - Erro da Sega, Acerto da Sony
O
Primeiro Fracasso da Nintendo
A
Nintendo ficou fora do mercado por um
bom tempo enquanto desenvolvia seu novo console, mas, para aproveitar o tempo
perdido, fizeram um console que ia além da potência esperada, pois enquanto a Sony e a Sega tinham consoles de 32-bits,
a Nintendo fez um de 64-bits, o dobro das concorrentes, e assim,
em 1996, foi lançado o Nintendo 64, custando 300 dólares, o
mesmo que o Playstation.
E
para melhorar a forma de jogar, a Nintendo,
como sempre, inovando, adicionou um analógico no controle, um círculo que você
pode mover para todas as direções, não mais só para quatro lados. Outra coisa
adicionada no controle do Nintendo 64 foi o Rumble Pak, um dispositivo comprado separadamente que, se encaixado
no controle poderia vibrá-lo se o jogo que você estivesse jogando tivesse essa
opção. Mais tarde a Sony criou um
controle para o Playstation inspirado
nesse do Nintendo 64, o qual tinha
dois analógicos e a
função de vibração já vinha
embutida no controle.
Tudo
sairia bem para a Nintendo, se não
fosse por uma única decisão errada, não ser compatível com CDs, e sim, com cartuchos. A Nintendo
declarou ter escolhido essa mídia de armazenamento porque era muito mais
resistente que os CDs, era
infinitamente mais difícil de piratear e os jogos em cartuchos não teriam telas
de espera para carregar o jogo.
mais caros e difíceis de produzir do que
os do Playstation, sem falar que a
memória disponível num cartucho não chegava a 10% da memória de um CD, fazendo assim, empresas que queriam
jogos mais complexos, com trilha sonora e dublagem, migrarem para o Playstation, como, por exemplo, a Square Enix, que estava produzindo um
novo Final Fantasy e queria que o
jogo ficasse marcado na história.
Esse jogo estava sendo criado para o Nintendo 64, mas quando a Nintendo
revelou que os jogos seriam em cartuchos e não em CDs, a Square Enix
começou a produzir para o Playstation.
Mais tarde a Square fechou um contrato
de exclusividade para produzir Second-Parties
para o Playstation.
E
mais uma vez a Nintendo se viu sem
empresas para fazerem jogos para seu console, o que fez a Nintendo produzir a maioria dos jogos do Nintendo 64. E mesmo tendo
o cartucho como mídia de armazenamento suportada, a Nintendo criou grandes jogos e franquias que marcaram gerações,
tais como 007 Goldeneye, Banjo Kazooie,
Super Mario 64 (o mais vendido do console), Mario Kart 64, Super Smash Bros e, o jogo com as melhores críticas
da história, tendo 9,9 como média mundial e eleito pelo site Metacritic como o melhor jogo de todos
os tempos, The Legend of Zelda: Ocarina
of Time.
"O Nintendo 64 usa cartuchos com memória limitada, mas prevejo que “The Legend of Zelda: Ocarina of Time”
vai esmagar “Final Fantasy VIII” que
usa um CD-ROM com grande espaço de
armazenamento. Vai provar que a qualidade do jogo nada tem a ver com seu
tamanho de dados ."(Hiroshi Yamauchi, ex-presidente da Nintendo, 1998)
E
assim termina a 5ª Geração de Consoles.
Tchau!!!
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