Iaaaaaêêêêê galeraaaa!!! Fiquem aí com um novo episódio!!
Capítulo anterior:A História dos Consoles de Mesa #14 - Morre a Sega, Nasce a Xbox
A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam
Em
maio de 2005, no canal MTV, ocorreu o
Xbox Revelation, um programa que anunciaria o lançamento do novo console
da Microsoft, o Xbox 360,
tendo mais informações reveladas no mesmo mês, durante a E3 de 2005.
Uma dessas
informações era a nova mídia adotada para o Xbox
360, o HD DVD, fruto de uma parceria entre a Microsoft e a Semp Toshiba,
o qual suportava até 9,4 gigabytes, o dobro do DVD.
Foi também o primeiro console a ter
uma saída de HDMI, um cabo que ligado
a uma TV HD ou Full HD, poderia reproduzir jogos com qualidades de até 1080p.
Outra melhoria foi o aumento considerável do tamanho, estabilidade e qualidade
da Xbox Live, a qual agora se comportava como um tipo de rede social, e
também suportava microfones, assim dava-se para jogar online com amigos
enquanto conversa com eles.
O Console foi lançado ainda em 2005,
um ano antes das suas concorrentes Nintendo
e Sony, sendo, assim a estreante da
7ª Geração. Porém, ter lançado o console cedo demais acabou acarretando em
problemas com sua produção. Estima-se que cerca de 73% dos consoles produzidos
no lançamento tiveram o problema das “Três Luzes Vermelhas da Morte”, o qual caracterizava-se
pelo superaquecimento do console, fazendo-o parar de funcionar. Para se desculpar
com os consumidores, a Xbox estendeu
a garantia do aparelho, dando, assim, mais chances do consumidor não perder o
console de vez.
O console fez bastante sucesso, não só
por ser o primeiro grande console da 7ª Geração, mas também por seu preço
barato de 300 dólares, a sua rede online bem organizada e seu periférico, o Kinect (lançado em 2010), um dispositivo
que detecta movimento.
O Xbox 360 vendeu até julho desse ano, cerca de
81 milhões de unidades, e seu jogo mais vendido foi justamente um que vinha com
o Kinect, o Kinect Adventures, com 20,4 milhões de cópias vendidas.
A versão original é branca, mas essa é mais bonita :3 (que gay) |
Na E3
de 2006 finalmente são revelados os consoles da Sony, o Playstation 3, e o da Nintendo, o Nintendo Wii. A
Nintendo prometia algo de especial,
dizia que iria revolucionar o mercado de games (tanto que antes de Nintendo Wii, o console se chamaria Nintendo
Revolution), e tudo foi explicado na E3 de 2006, onde foi revelado que o
console contava com um controle em formato de bastão que detectava o movimento,
estimulando a produção de jogos em que você se mexia, atiçando o mercado
casual, ou seja, de pessoas que jogam só por diversão,, sem compromisso.
Um dos principais pontos fracos do Wii foi a sua baixa potência, sendo
somente um pouco superior ao seu antecessor, o GameCube. Ele nem se comparava ao Xbox 360. Isso acabou afastando as empresas que lançavam jogos
multiplataformas, fazendo a Nintendo
ter que lançar os seus próprios games, e as Third-Parties
que queriam lançar jogos para o Wii
tinham que deixá-los bem simples para que eles rodassem no console.
O foco no mercado casual acabou dando
à Nintendo um maior público,
fazendo-a, mesmo afastando os gamers,
atingir uma maior parcela dos consumidores, deixando, assim, o Wii no 3º lugar dentre os consoles mais
vendidos do mundo, com 104 milhões de unidades vendidas. Seu jogo mais vendido,
como sempre, foi o que já vinha com o console, que no caso era o Wii Sports, com cerca de 82 milhões de
unidades vendidas, sendo o 2º jogo mais vendido de todos os tempos.
E por fim, a Sony. A Sony anunciou seu Playstation 3 durante a E3 de 2006, a mesma em que a Nintendo anunciou seu Nintendo Wii. Todos esperavam algo impressionante vindo da Sony, já que foram surpreendidos nas duas últimas gerações. Eis que a Sony mostra o Playstation 3, esse que contava com um processador muito potente, diferente de todas as outras empresas. Outra coisa impressionante foi a mídia escolhida, o Blu-Ray, fruto de uma parceria entre a Sony e a Panasonic.
O Blu-Ray era muito mais resistente que o DVD, sem falar na sua enorme capacidade de armazenamento de 25 gigabytes (algum tempo depois chegando a 50). Outro fato que chamou a atenção no PS3 foi o seu controle, o qual não mudara muita coisa desde o PS2, mas agora ele tinha uma tecnologia semelhante ao controle do Wii, chamada Sixaxis, um dispositivo no controle que detectava o seu movimento. Ele foi embutido após a Nintendo anunciar seu controle revolucionário para o Wii.
"A próxima geração não vai começar até que nós dissermos que começou" (Kazuo Hirai, presidente da Playstation, 2006)
Tudo iria bem para a Sony, ela teria todo o mercado para si, porém, três coisas acabaram com tudo isso. A primeira foi a sua campanha de marketing extremamente bizarra, contando até com um comercial em que um boneco de um bebê com olhos negros chorava, era realmente assustador. Outro ponto foi a sua nova arquitetura de programação, pois, apesar de ter um chip que aumentava a potência de seu console, o Playstation 3 era bastante difícil de programar, o que acabou afastando algumas desenvolvedoras.
E por fim, o ponto crucial para o
fracasso do console, seu preço. Ele vinha em duas versões iniciais, uma com 20
gigabytes de memória ROM e outra com
60. A de 20 custava 500 dólares e a de 60, 600, o dobro do Xbox, fazendo, assim, os consumidores migrarem para o Xbox 360,
já que custava muito menos e suas diferenças de potência não eram lá grande
coisa já que a dificuldade de programar para o Playstation 3 “piorava”
os jogos.
Tudo ia de mal a pior para a Sony, porém, em 2009 ela começou a tomar
atitudes de mercado bastante interessante, as quais fizeram a Sony voltar à tona e até mesmo superar
por pouco as vendas do Xbox 360 na reta final da 7ª Geração. A Sony começou a ter apoio de grandes
produtoras cinematográficas de Hollywood, como a Warner Bros e a Disney,
elas apoiavam o Blu-Ray para que
fosse uma mídia usada em filmes, trazendo assim uma melhor qualidade de áudio e
imagem.
Outra grande atitude da Sony foi investir em acessibilidade,
trazendo o console e seus jogos localizados para vários outros países, os quais
a Microsoft não tinha tanta força,
como aqui no Brasil. Finalmente, após muitas décadas, os brasileiros tinham
jogos dublados e legendados em português. E após ver o mercado que estava
perdendo, a Microsoft correu atrás e
tomou as mesmas atitudes da Sony,
aumentando a concorrência entre as duas.
A Sony
também passou a apoiar estúdios terceirizados, tais como a Ubisoft, e fazê-los colocarem conteúdos adicionais no Playstation 3, como fases extras, itens exclusivos e coisas do tipo.
Por
fim, a maior decisão da Sony foi
investir em jogos exclusivos, trazendo grandes franquias que motivavam os gamers a comprarem um Playstation 3 somente para jogá-las. Grandes exemplos são God of War 3,
Uncharted, Little Big Planet e
inFAMOUS.
Vale
também lembrar que a Sony criou duas
novas versões do Playstation 3 durante a 7ª Geração para baratear o
seu preço, fazendo-o custar, atualmente 200 dólares.
Não achei um gráfico pronto, então tive que fazer um :/ |
Tchau!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário