Para os que adoram games antigos

sábado, 13 de dezembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #16 - A Atual 8ª Geração, Sony Está Ganhando

Iaaaaaaêêêêêêêê galeraaaaaaaa!!!! Desculpem aí a demora, dessa vez foi vagabundagem mesmo (tô zerando Far Cry 3), mas estou aqui para postar o penúltimo capítulo, então vamos lá!!
Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #15 - A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam

A Atual 8ª Geração, Sony Está Ganhando

Já perceberam que o preto é 
a melhor cor para um console?
Em 2011, durante a E3, foi anunciado o novo console da Nintendo, o Nintendo Wii U, um console que contava com algo, como sempre, revolucionário, o controle do Wii U. O controle veio de uma ideia de Shigeru Miyamoto de criar uma pequena tela no controle, semelhante a do Dreamcast para que os jogadores pudessem ver notificações e coisas do tipo. Com o tempo a tela foi ficando maior até chegar a ter 6,2”. Outro fato interessante é que                                       o controle tem uma câmera frontal.

Um grande problema do anúncio do Wii U foi o foco no controle, o Wii U Gamepad, assim a quase todos os consumidores pensaram que era somente um acessório para o Wii, e não um novo console.

Trailer do Wii U na E3 de 2011,
percebam que somente o gamepad aparece, não o console




O console poderia suportar, dois Wii U Gamepads ou quatro Classic Controllers (um controle alternativo criado para o Wii, que lembra muito um controle de Xbox 360 ou Playstation 3) ou Wii U Pro Controlers (uma versão melhorada do Classic Controller para o Wii U).

Após o lançamento do Wii U em 2012, mais uma vez a Nintendo havia inaugurado a nova geração sem evoluir muito seu novo console em relação ao seu antecessor, sendo somente um pouco melhor que o Playstation 3 e o Xbox 360, fazendo muitas pessoas continuarem com esses consoles enquanto esperavam os seus sucessores. Pelo menos agora a Nintendo tinha um console que suportava jogos em Full HD e alterou sua mídia para o Blu-Ray.


E mais uma vez a Nintendo não deu suporte ao público gamer, que agora estão cada vez mais fortes. O público casual agora está migrando do Wii para o mercado portátil, como os smartphones. Isso tudo gerou um fracasso do Nintendo Wii U devido a seu foco em jogos casuais, perda de mercado, péssima campanha de marketing e falta de apoio das Third-Parties por terem um console difícil de se programar e bastante fraco, gerando assim uma escassez de jogos. Tudo isso deixou o Wii U como um console secundário, sendo menos importante que as concorrentes, o que causou nas baixas vendas, totalizando, até o final de junho de 2014, 6,68 milhões de unidades vendidas.



Como o Wii U estava fadado ao fracasso e agora só restavam a Microsoft e a Sony de gigantes na indústria dos consoles de mesa, todos esperavam muito das duas, ainda mais pela competição entre as duas na 7ª Geração.


Eis que durante a E3 de 2013, na conferência da Sony e da Microsoft, são anunciados os seus sucessores, o Playstation 4 e o Xbox One. Ambos bastante parecidos, talvez a maior novidade do Playstation 4 fosse seu controle, que agora contava com uma tela sensível ao toque, porém que não transmitia imagens. A Sony havia aprendido bem com o seu fracasso na geração passada e agora investia em tudo o que acertou e corrigia os erros do PS3 com o PS4.

Já o Xbox One não foi bem assim, apesar de ter especificações técnicas parecidas com a do Playtation 4, era um pouco menos potente, e tinha uma arquitetura de programação que deixava o desenvolvimento dos jogos mais difícil, o que gerou uma certa superioridade do Playstation 4 em jogos multiplaformas, pois maioria rodava em Full HD (1080p) no Playstation 4 e em somente HD (720p) no Xbox One. O fato mais curioso do Xbox One é que agora ele vinha com o Kinect 2.0, uma versão melhorada do antigo Kinect, fazendo algumas opções ficarem disponíveis para o Xbox One, como usar o console comandos de voz e gestos captados pelo Kinect.

Entretanto a estratégia de marketing da Microsoft com o Xbox One foi horrível, primeiro por dizer que os jogos teriam travas de região, ou seja, se você comprasse um jogo num certo país, só poderia jogá-lo nele ou em um país de mesma região. Outra estratégia de marketing falha foi o bloqueio de jogos usados, o que destruía a chance dos consumidores emprestarem ou mesmo venderem seus jogos. A terceira falha foi a informação de que o console só funcionaria se estivesse ligado à internet, mesmo se você estivesse jogando um jogo offline precisaria estar conectado.

Um vídeo do Yougametube BR (sou fã do cara, então fica aí a recomendação) explica melhor isso:


E por fim, o maior erro da Microsoft, a sua conferência na E3 para o anúncio do Xbox One. Nela o foco, pelo incrível que pareça, não foi nos jogos, e sim na novidade de que o Xbox One poderia reproduzir canais de televisão, deixando os gamers sem saber bem o que esperar do console. A falha foi tão grande que a conferência virou piada na internet.

Xbox One na E3 de 2013: Tv, tv, tv
OBS: Gráfico de Julho de 2014


Para a felicidade dos gamers, algum tempo depois do lançamento do console no final de 2013 (três semanas após o lançamento do Playstation 4) a Microsoft voltou atrás com todas as suas decisões, além de despedir a maioria dos funcionários que tiveram participações no marketing do console, e por fim, substituíram o presidente da Xbox por Phil Spencer, o qual agora trouxe o Xbox One de volta à tona, chegando perto das vendas e popularidade do Playstation 4, porém, ainda está muito longe de superá-lo.



Outro fator que dificultou as vendas do Xbox One foi o seu preço, que, por vir com o Kinect 2.0 deixava-o com o valor de 500 dólares, 100 dólares mais caro que o Playstation 4, com 400. Porém, na metade de 2014 a Microsoft volta atrás com isso e lança uma versão do Xbox One sem o Kinect, custando 400 dólares, o que foi uma alegria para o público gamer que joga ao modo tradicional, sem periféricos, somente com o controle. Todas essas decisões fizeram o Xbox One vender, até o início de abril de 2014, cerca de 5 milhões de unidades.

Enquanto o Xbox One se recuperava, o Playstation 4 vendia horrores, totalizando, até o início de abril de 2014, cerca de 7 milhões de unidades vendidas. O console continua fazendo bastante sucesso e promete ser o grande vencedor dessa geração, mas pode ser que a fama suba à cabeça e o Xbox One consiga superá-lo, assim como ocorreu com o Xbox 360 na 7ª Geração.

E assim continua a 8ª Geração de Consoles de Mesa, tendo em 1º lugar a Sony com seu Playstation 4, seguida da Microsoft com o Xbox One e a Nintendo, com o Nintendo Wii U.

 "Vimos jogos fabulosos de criadores inovadores, desenvolvidos para a Xbox, Sony, e Nintendo. Algumas pessoas perguntaram "quem ganhou" esta semana e a resposta é simples, os jogadores. É magnífico ver como a indústria está saudável e capaz de oferecer o que todos queremos, grandes jogos." (Phil Spencer, no final da E3 de 2014)


Tchau!!!

Um comentário:

  1. excelente, cara. Devidamente compartilhando: http://www.rpg-players.com/t658-novo-parceiro-do-forum-blog-nostalgia-gamistica#25731 =)

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