Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #15 - A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam
A Atual 8ª Geração, Sony Está Ganhando
Já perceberam que o preto é
a melhor cor para um console?
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Em 2011, durante a E3, foi anunciado o
novo console da Nintendo, o Nintendo Wii U, um console que contava com algo, como sempre,
revolucionário, o controle do Wii U.
O controle veio de uma ideia de Shigeru Miyamoto de criar uma pequena tela no
controle, semelhante a do Dreamcast para que os jogadores pudessem ver notificações e coisas do
tipo. Com o tempo a tela foi ficando maior até chegar a ter 6,2”. Outro fato
interessante é que o controle tem uma câmera frontal.
Um grande problema do anúncio do Wii U foi o foco no controle, o Wii U Gamepad, assim a quase todos os consumidores pensaram que era
somente um acessório para o Wii, e
não um novo console.
Trailer do Wii U na E3 de 2011,
percebam que somente o gamepad aparece, não o console
percebam que somente o gamepad aparece, não o console
O console poderia suportar, dois Wii U Gamepads ou quatro Classic Controllers (um controle
alternativo criado para o Wii, que
lembra muito um controle de Xbox 360
ou Playstation 3) ou Wii U Pro
Controlers (uma versão melhorada do Classic
Controller para o Wii U).
Após o lançamento do Wii U em 2012, mais uma vez a Nintendo havia inaugurado a nova geração
sem evoluir muito seu novo console em relação ao seu antecessor, sendo somente
um pouco melhor que o Playstation 3 e o Xbox 360, fazendo muitas
pessoas continuarem com esses consoles enquanto esperavam os seus sucessores.
Pelo menos agora a Nintendo tinha um
console que suportava jogos em Full HD
e alterou sua mídia para o Blu-Ray.
E mais uma vez a Nintendo não deu suporte ao público gamer, que agora estão cada vez mais fortes. O público casual agora
está migrando do Wii para o mercado
portátil, como os smartphones. Isso
tudo gerou um fracasso do Nintendo Wii U devido a seu foco em jogos
casuais, perda de mercado, péssima campanha de marketing e falta de apoio das Third-Parties por terem um console
difícil de se programar e bastante fraco, gerando assim uma escassez de jogos.
Tudo isso deixou o Wii U como um
console secundário, sendo menos importante que as concorrentes, o que causou
nas baixas vendas, totalizando, até o final de junho de 2014, 6,68 milhões de
unidades vendidas.
Como o Wii U estava fadado ao fracasso e agora só restavam a Microsoft e a Sony de gigantes na indústria dos consoles de mesa, todos esperavam
muito das duas, ainda mais pela competição entre as duas na 7ª Geração.
Eis que durante a E3 de 2013, na conferência da Sony
e da Microsoft, são anunciados os
seus sucessores, o Playstation 4 e o Xbox One.
Ambos bastante parecidos, talvez a maior novidade do Playstation 4 fosse seu
controle, que agora contava com uma tela sensível ao toque, porém que não
transmitia imagens. A Sony havia
aprendido bem com o seu fracasso na geração passada e agora investia em tudo o
que acertou e corrigia os erros do PS3
com o PS4.
Já o Xbox One não foi bem
assim, apesar de ter especificações técnicas parecidas com a do Playtation 4, era um pouco menos potente, e tinha
uma arquitetura de programação que deixava o desenvolvimento dos jogos mais
difícil, o que gerou uma certa superioridade do Playstation 4 em jogos
multiplaformas, pois maioria rodava em Full
HD (1080p) no Playstation 4 e em somente HD (720p) no Xbox One. O fato mais curioso do Xbox One
é que agora ele vinha com o Kinect 2.0,
uma versão melhorada do antigo Kinect,
fazendo algumas opções ficarem disponíveis para o Xbox One, como usar o
console comandos de voz e gestos captados pelo Kinect.
Entretanto a estratégia de marketing
da Microsoft com o Xbox One
foi horrível, primeiro por dizer que os jogos teriam travas de região, ou seja,
se você comprasse um jogo num certo país, só poderia jogá-lo nele ou em um país
de mesma região. Outra estratégia de marketing falha foi o bloqueio de jogos
usados, o que destruía a chance dos consumidores emprestarem ou mesmo venderem
seus jogos. A terceira falha foi a informação de que o console só funcionaria
se estivesse ligado à internet, mesmo se você estivesse jogando um jogo offline precisaria estar conectado.
Um vídeo do Yougametube BR (sou fã do cara, então fica aí a recomendação) explica melhor isso:
E por fim, o maior erro da Microsoft,
a sua conferência na E3 para o
anúncio do Xbox One. Nela o foco, pelo incrível que pareça, não foi nos jogos, e
sim na novidade de que o Xbox One poderia reproduzir canais de
televisão, deixando os gamers sem
saber bem o que esperar do console. A falha foi tão grande que a conferência
virou piada na internet.
Xbox One na E3 de 2013: Tv, tv, tv
OBS: Gráfico de Julho de 2014 |
Para a felicidade dos gamers, algum tempo depois do lançamento
do console no final de 2013 (três semanas após o lançamento do Playstation 4) a Microsoft voltou atrás com todas as suas decisões, além de despedir
a maioria dos funcionários que tiveram participações no marketing do console, e
por fim, substituíram o presidente da Xbox
por Phil Spencer, o qual agora trouxe o Xbox One de volta à tona, chegando perto das vendas e popularidade do Playstation 4, porém, ainda está muito longe de superá-lo.
Outro fator que dificultou as vendas
do Xbox One foi o seu preço, que, por vir com o Kinect 2.0 deixava-o com o valor de 500 dólares, 100 dólares mais
caro que o Playstation 4, com 400.
Porém, na metade de 2014 a Microsoft
volta atrás com isso e lança uma versão do Xbox
One sem o Kinect, custando 400 dólares, o que foi uma alegria para o público gamer que joga ao modo tradicional, sem
periféricos, somente com o controle. Todas essas decisões fizeram o Xbox One
vender, até o início de abril de 2014, cerca de 5 milhões de unidades.
Enquanto o Xbox One se recuperava, o
Playstation 4 vendia horrores, totalizando, até o início de abril de 2014,
cerca de 7 milhões de unidades vendidas. O console continua fazendo bastante
sucesso e promete ser o grande vencedor dessa geração, mas pode ser que a fama
suba à cabeça e o Xbox One consiga
superá-lo, assim como ocorreu com o Xbox
360 na 7ª Geração.
E assim continua a 8ª Geração de
Consoles de Mesa, tendo em 1º lugar a Sony
com seu Playstation 4, seguida da Microsoft com o Xbox One e a Nintendo, com o Nintendo Wii U.
"Vimos jogos
fabulosos de criadores inovadores, desenvolvidos para a Xbox, Sony, e Nintendo. Algumas pessoas perguntaram
"quem ganhou" esta semana e a resposta é simples, os jogadores. É
magnífico ver como a indústria está saudável e capaz de oferecer o que todos
queremos, grandes jogos." (Phil Spencer, no final da E3 de 2014)
Tchau!!!
excelente, cara. Devidamente compartilhando: http://www.rpg-players.com/t658-novo-parceiro-do-forum-blog-nostalgia-gamistica#25731 =)
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