Para os que adoram games antigos

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A História dos Consoles de Mesa #14 - Morre a Sega, Nasce a Xbox


Iaaaaaêêêêê galeraaaaa!!!! Foi mal a demora, mas minhas aulas acabaram e tive que ir a algumas festas, sem falar que passei 2 dias descansando de tudo isso. Mas agora já voltei, então fiquem aí com a 6ª Geração de Consoles!!!



Morre a Sega, Nasce a Xbox

Em 1998 começa a 6ª Geração já com o lançamento do console da Sega, o Dreamcast. O Dreamcast foi desenvolvido para tirar a conta da Sega do vermelho, sendo a última esperança da Sega continuar no mercado de consoles. O Dreamcast tinha a quase impossível missão de desbancar a Sony e a Nintendo, o que ela conseguiu fazer, pelo menos no seu lançamento, já que seu console foi lançado 2 anos antes do Playstation 2, sendo assim o único console de 6ª Geração disponível até então.

O Dreamcast era um console de 128-bits, o dobro do Nintendo 64 e o quádruplo do Playstation e do Sega Saturn, ele usava um disco parecido com o CD, o GD, desenvolvido pela própria Sega em parceria com a Yamaha, o GD tinha uma capacidade de armazenamento de 1,2 gigabytes, o dobro do CD.

Em 1998 o Dreamcast foi lançado no Japão, tendo, nos seus três primeiros dias depois do lançamento, 190 mil unidades vendidas. E em 1999 o console foi lançado nos Estados Unidos, tendo, em seus três primeiros dias 400 mil unidades vendidas.

Sonic Adventure


Mesmo com todo esse sucesso, a Sega precisava vender três milhões de unidades nos Estados Unidos antes do Playstation ser lançado, para ter já uma base forte e livrar a empresa das dívidas. Após o lançamento a Sega investiu bastante em franquias de peso, como House of the Dead 2 e Sonic Adventure.



Mas mesmo com todo esse sucesso de vendas no começo, elas começavam a diminuir cada vez mais, até que foi imposto um ponto final na Sega com o lançamento do Playstation 2 em 2000, fazendo assim a Sega sair do mercado de console e passar a somente produzir jogos para outros consoles, inclusive o Playstation 2.

A Sony havia conseguido um dos maiores sucessos já vistos na indústria dos games, pois uma estreante conseguiu desbancar a Nintendo e a Sega e ainda por cima bater o recorde de vendas, sendo o console mais vendido até aquele momento, com 100 milhões de unidades vendidas. Agora, na 6ª Geração, todos esperavam algo extraordinário vindo da Sony, e ela não decepcionou.


A Sony conseguiu quebrar o recorde de vendas de um console nos três primeiros dias no Japão, que era do Dreamcast com 190 mil unidades vendidas. No lançamento do Playstation 2 lá, foram vendidos, nos três primeiros dias, 980 mil unidades. E esse número foi só aumentando, fazendo o Playstation 2 ser, até hoje, o console mais vendido da história, com cerca de 155 milhões de unidades vendidas.




O console, assim como o Dreamcast era de 128-bits, porém com um processador muito mais potente. A mídia suportada era o DVD, agora com 4,7 gigabytes de memória, quase o quádruplo do GB, sem falar que era mais fácil e barato de produzir.



Desenvolver jogos para o Playstation 2 continuava sendo muito fácil, o que fez vários games serem lançados para o console, dando ainda mais força a ele. Mais tarde a Sony percebeu que iria precisar investir em jogos exclusivos, pois era perigoso demais contar somente com as empresas terceirizadas, criando assim grandes franquias, como God of War, Shadow of the Colossus e ICO.




Um dos jogos de mais sucesso no Playstation 2 foi o GTA 3, lançado pela Rockstar, o sucesso foi tão grande que a franquia continua até hoje, e graças a essa popularização, o GTA San Andreas, a segunda continuação do GTA 3, graças a um contrato entre a Sony e a Rockstar, foi exclusivo para o Playstation 2 durante seu primeiro ano de lançamento, e, mesmo sendo somente por um período de tempo, o jogo acabou sendo o mais vendido para Playstation 2, com 17,53 milhões de                                            cópias vendidas.

Eis que em 2001, entra uma concorrente, a Xbox, com um console de mesmo nome. A Xbox era uma divisão da Microsoft, e, como na época de lançamento do console, Bill Gates, o dono da Microsoft, era o homem mais rico do mundo, dinheiro foi o que não faltou para o crescimento do Xbox.



O console consistia em um computador dentro de uma caixa, tanto que o nome Xbox, vem de uma abreviação de “Direct X Box” (caixa Direct X), pois o console era um computador com Direct X embutido para rodar jogos. O console, assim como o Playstation 2, usava um os DVDs como mídia, e a sua facilidade de se programar devido a ser um computador fez ele bater de frente com a grandeza do Playstation 2.


Foi a Xbox que impôs no mercado uma popularização dos jogos online, que até existiam na época, inclusive o Dreamcast e o Playstation 2 tinham entradas para cabos de rede, mas foi a Xbox que criou a Xbox Live, uma rede organizada para jogos online, a qual fez bastante sucesso e inspirou outras empresas a terem suas próprias redes de jogos online hoje em dia.

Como a Xbox era estreante no mercado, ela teve que investir em First-Parties, para popularizar o console e mostrar do que ele era capaz, criando assim a franquia que é carro chefe da Xbox até hoje, Halo, tendo Halo 2 como o jogo mais vendido do Xbox, com 8,46 milhões de cópias vendidas. E para trazer ainda mais jogos, a Microsoft fechou um acordo com a Sega para que ela produzisse jogos para o Xbox, os destaques foram House of the Dead 3 e Crazy Taxi. Tudo isso chamou bastante atenção para a Microsoft, mostrando que ela poderia competir com a Sony.

E por fim, ainda em 2001, foi lançado o GameCube da Nintendo, também de 128-bits. A Nintendo corrigiu o problema dos cartuchos que havia tido no Nintendo 64, porém gerou outro, pois a mídia suportada era o GameCube optical disc, ou Mini DVD, um disco pequeno que suportava apenas 1,5 gigabytes de memória, limitando a capacidade dos seus jogos.

Um outro problema do GameCube foi a falta de empresas para fazerem Third-Parties para o console, pois havia afugentado-as com a falta de CDs no Nintendo 64, causando assim uma pequena quantidade de jogos para o GameCube. Porém a Nintendo, para contornar a situação, continuou com a estratégia da geração passada, investir pesado em franquias First-Parties, porém dessa vez investindo também em acordos com outras empresas, como a Capcom e a Square Enix, para lançarem exclusivos para o GameCube. Alguns exemplos são o Resident Evil 4, Resident Evil Zero e o Final Fantasy Crystal Chronicles.


Um caso especial foi o de Resident Evil 4, considerado por muitos o melhor jogo da 6ª Geração, a Capcom, desenvolvedora do jogo, tinha investido bastante no game, e o contrato de exclusividade com a Nintendo não foi o suficiente para cobrir os custos, fazendo ela quebrar o contrato e lançar o game também para o Playstation 2. O jogo mais vendido do GameCube foi Super Smash Bros Melee, com 7 milhões de unidades vendidas.

O GameCube foi um grande fracasso da Nintendo, tendo somente 21 milhões de unidades vendidas. O grande prejuízo da Nintendo só foi suportado por conta do lucro que havia tido nas gerações passadas e o mercado de consoles portáteis, o qual a Nintendo dominava na época, e domina até hoje.

E assim conclui-se a 6ª Geração.

Tchau!!!

2 comentários:

  1. A Sega tinha bons jogos, realmente. Foi uma dura perda para os fãs da empresa, que a a acompanhavam desde o Master System. Atualmente, temos pegado alguns RPGs para jogar da sega, e o mais recente, foi o Skies of Arcadia. Devo dizer que fiquei surpreso com a qualidade do jogo. Vou postar lá no fórum amanhã os links das suas postagens no tópico do Nostalgia, xará =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara!!! Vou ver se consigo emular esse game aqui no pc!!

      Excluir