Capítulo anterior: A História dos Consoles de Mesa #15 - A Nintendo Dispara, Playstation e Xbox Brigam
A Atual 8ª Geração, Sony Está Ganhando
![]() |
Já perceberam que o preto é
a melhor cor para um console?
|
Em 2011, durante a E3, foi anunciado o
novo console da Nintendo, o Nintendo Wii U, um console que contava com algo, como sempre,
revolucionário, o controle do Wii U.
O controle veio de uma ideia de Shigeru Miyamoto de criar uma pequena tela no
controle, semelhante a do Dreamcast para que os jogadores pudessem ver notificações e coisas do
tipo. Com o tempo a tela foi ficando maior até chegar a ter 6,2”. Outro fato
interessante é que o controle tem uma câmera frontal.
Um grande problema do anúncio do Wii U foi o foco no controle, o Wii U Gamepad, assim a quase todos os consumidores pensaram que era
somente um acessório para o Wii, e
não um novo console.
Trailer do Wii U na E3 de 2011,
percebam que somente o gamepad aparece, não o console
percebam que somente o gamepad aparece, não o console

O console poderia suportar, dois Wii U Gamepads ou quatro Classic Controllers (um controle
alternativo criado para o Wii, que
lembra muito um controle de Xbox 360
ou Playstation 3) ou Wii U Pro
Controlers (uma versão melhorada do Classic
Controller para o Wii U).
Após o lançamento do Wii U em 2012, mais uma vez a Nintendo havia inaugurado a nova geração
sem evoluir muito seu novo console em relação ao seu antecessor, sendo somente
um pouco melhor que o Playstation 3 e o Xbox 360, fazendo muitas
pessoas continuarem com esses consoles enquanto esperavam os seus sucessores.
Pelo menos agora a Nintendo tinha um
console que suportava jogos em Full HD
e alterou sua mídia para o Blu-Ray.
E mais uma vez a Nintendo não deu suporte ao público gamer, que agora estão cada vez mais fortes. O público casual agora
está migrando do Wii para o mercado
portátil, como os smartphones. Isso
tudo gerou um fracasso do Nintendo Wii U devido a seu foco em jogos
casuais, perda de mercado, péssima campanha de marketing e falta de apoio das Third-Parties por terem um console
difícil de se programar e bastante fraco, gerando assim uma escassez de jogos.
Tudo isso deixou o Wii U como um
console secundário, sendo menos importante que as concorrentes, o que causou
nas baixas vendas, totalizando, até o final de junho de 2014, 6,68 milhões de
unidades vendidas.

Como o Wii U estava fadado ao fracasso e agora só restavam a Microsoft e a Sony de gigantes na indústria dos consoles de mesa, todos esperavam
muito das duas, ainda mais pela competição entre as duas na 7ª Geração.


Entretanto a estratégia de marketing
da Microsoft com o Xbox One
foi horrível, primeiro por dizer que os jogos teriam travas de região, ou seja,
se você comprasse um jogo num certo país, só poderia jogá-lo nele ou em um país
de mesma região. Outra estratégia de marketing falha foi o bloqueio de jogos
usados, o que destruía a chance dos consumidores emprestarem ou mesmo venderem
seus jogos. A terceira falha foi a informação de que o console só funcionaria
se estivesse ligado à internet, mesmo se você estivesse jogando um jogo offline precisaria estar conectado.
Um vídeo do Yougametube BR (sou fã do cara, então fica aí a recomendação) explica melhor isso:
E por fim, o maior erro da Microsoft,
a sua conferência na E3 para o
anúncio do Xbox One. Nela o foco, pelo incrível que pareça, não foi nos jogos, e
sim na novidade de que o Xbox One poderia reproduzir canais de
televisão, deixando os gamers sem
saber bem o que esperar do console. A falha foi tão grande que a conferência
virou piada na internet.
Xbox One na E3 de 2013: Tv, tv, tv
![]() |
OBS: Gráfico de Julho de 2014 |
Para a felicidade dos gamers, algum tempo depois do lançamento
do console no final de 2013 (três semanas após o lançamento do Playstation 4) a Microsoft voltou atrás com todas as suas decisões, além de despedir
a maioria dos funcionários que tiveram participações no marketing do console, e
por fim, substituíram o presidente da Xbox
por Phil Spencer, o qual agora trouxe o Xbox One de volta à tona, chegando perto das vendas e popularidade do Playstation 4, porém, ainda está muito longe de superá-lo.


E assim continua a 8ª Geração de
Consoles de Mesa, tendo em 1º lugar a Sony
com seu Playstation 4, seguida da Microsoft com o Xbox One e a Nintendo, com o Nintendo Wii U.
"Vimos jogos
fabulosos de criadores inovadores, desenvolvidos para a Xbox, Sony, e Nintendo. Algumas pessoas perguntaram
"quem ganhou" esta semana e a resposta é simples, os jogadores. É
magnífico ver como a indústria está saudável e capaz de oferecer o que todos
queremos, grandes jogos." (Phil Spencer, no final da E3 de 2014)
Tchau!!!
excelente, cara. Devidamente compartilhando: http://www.rpg-players.com/t658-novo-parceiro-do-forum-blog-nostalgia-gamistica#25731 =)
ResponderExcluir